Produção textual: Administração de Recursos Humanos (Parte 3)

laptop_2

Dando continuidade a nossa serie de artigos, hoje publicamos as produções textuais dos alunos Carlos Alexandre e Carolina Bittencourt Pereira. Confira abaixo!

Recompensar Pessoas

A remuneração é a forma de recompensar pessoas pelo objetivos e tarefas desempenhadas nas empresa. Existem níveis de remuneração que podem ser definidos em salários, remuneração e recompensas. (França2008)-Níveis da Gestão de Pagamentos.
Na empresa que trabalhei foi a forma de remuneração variável pois atínhamos alem do salário a participação nos lucros e nos resultados obtidos pela produtividade estimulada em metas anuais. Este método é bem eficiente, pois motiva o grupo a trazer a sustentabilidade à empresa e para os funcionários.
A remuneração tem como objetivo a troca de benefícios, tanto para a empresa que se torna mais competitiva e cumpridora de prazos e satisfação de cliente como ao colaborador que se vê motivado a desempenhar melhor à função e até em crescimento profissional.

Carlos Alexandre

Quando a união é sinônimo de eficiência no processo de seleção

Na atual situação do mercado de trabalho, a seleção por candidatos para preenchimento de vaga está cada vez mais competitivo. A busca por profissionais mais qualificados para determinadas vagas nas organizações, fica cada vez mais difícil para os recrutadores, em um cenário onde há muitos desempregados. Marras (2000, p.79) conceitua seleção como atividade que tem por finalidade “escolher”, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento, para atendimento das necessidades internas da empresa”.
França (2008) cita a seleção de um candidato como uma atividade mais abrangente do que apenas constatar a experiência e o conhecimento do trabalho a ser realizado. A personalidade do candidato, assim como seus pontos fortes e fracos são fundamentais para a contratação. O selecionador dispõe dos instrumentos de seleção que são: entrevistas, provas de conhecimento, testes psicológicos e técnicas vivenciais. Por experiência própria, já participei de processo seletivo que utilizavam estas técnicas e no final, foi realizado teste durante uma semana, desempenhando a função determinada. Este teste, mais como um treinamento, foi remunerado com pagamento dos dias “trabalhados”, vale transporte e alimentação.
A decisão da contratação é feita em conjunto com a chefia imediata, o selecionador e o departamento pessoal. O departamento pessoal é o setor que avalia os candidatos e repassa todas as informações para o chefe imediato, este toma a decisão final para contratação. Com isso, decidir sobre o contratado, é uma atividade compartilhada entre o detentor das informações pessoais do cargo (RH) e o líder da área técnica, conciliando abordagem técnica e pessoal para escolha do melhor candidato.

Carolina Bittencourt Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s