Produção textual: Administração de Recursos Humanos (Parte 2)

laptop_2

Dando seguimento a nossa série de artigos, publicamos hoje as produções das alunas Matuzi Crestani e Rosi Bibiani Fogaça. Confira abaixo:

Recrutamento e suas competências

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização. A função do recrutamento é feito com base nos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer a organização um número suficiente de candidatos, entre os quais, possivelmente, aqueles necessários a organização para a consecução de seus objetivos.
Através dos meios de recrutamento visa atrair os candidatos para atender as necessidades de cada um dos tipos de recrutamento.
O recrutamento interno se dá quando a empresa tem alguma vaga a ser preenchida, ou promoção que remaneja os próprios funcionários.
No recrutamento externo é quando a empresa quer preencher vagas e busca candidatos externos com anúncio da vaga por meio de jornal, agências de emprego e etc.
Pelo meio do recrutamento misto, na qual é utilizado o recrutamento externo é o interno um complementa o outro.
Ele pode se adotado em três alternativas:
1- Recrutamento externo seguido de recrutamento interno.
2- Recrutamento interno seguido de recrutamento externo.
3- Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.
Enfim, não existe um método que seja o melhor ou o pior entre os meios de recrutamento, pois cada um dos tipos tem as suas vantagens e desvantagens e na qual as organizações vêem qual o candidato se encaixa melhor no que foi ofertado.

Matuzi Crestani

Que recompensas os funcionários mais valorizam?

O que entendemos por recompensas é garantir uma valorização de seus colaboradores e equipes a trabalhar da melhor maneira possível, através da construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas aptidões.
Somos motivados por diferentes necessidades, as mais elementares são conseguir e alimento. Almejar atingir os mais altos níveis de realização o que vai impulsionar as pessoas participar com toda sua força e concentração para seu resultado pleno.
Aqui, podemos ver algumas que os colaboradores valorizam. Incentivo na sua carreira profissional: como participar de uma equipe de projeto, oportunidade de desenvolver novas aptidões que estão sendo muito requisitadas pela empresa. Não necessariamente de modo direto ser recompensas monetárias para colocar “fogo nos olhos” de seus funcionários.
Temos uma junção de acontecimentos para que ocorra uma valorização com os seus funcionários. Recompensas de curto e longo prazo fará que seus colaboradores façam projeções de suas carreiras. Objetivando uma ação constante no seu desenvolvimento e buscando o resultado do prazo curto que é o primeiro degrau para o prazo longo, assim trazendo uma vitória pessoal.

Rosi Bibiani Fogaça

Referências:
Deeprose, Donna. Como Valorizar e Recompensar seus Funcionários.
Kohn, Alfie. Punidos pelas Recompensas: os problemas causados por prêmios por produtividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s