Diz aí, professor Daniel Everling: Códigos de qualidade, desenvolvimento saudável

TI - Daniel Everling“Qualquer pessoa consegue escrever código que um computador entenda, bons programadores escrevem código que humanos possam entender”. A declaração é do engenheiro de software Martin Fowler, que nos ajuda a definir algo tão difícil e profundo de se intitular e classificar: o clean code. Não se trata de uma fórmula exata, como por exemplo, a soma de um mais um com resultado dois, mas sim de uma forma de pensar, ou melhor, é o mindset que um desenvolvedor deve ter para que possa escrever códigos legíveis que, ao lê-los, tenhamos a impressão de estarmos a frente de um texto transcorrido em forma natural.

No mercado de desenvolvimento atual, é comum encontrar empresas que sofrem com problemas de qualidade de código, o que é refletido em defeitos, insatisfação dos clientes, complexidade na manutenção do código fonte e dificuldade no equilíbrio dos custos do projeto. Escrever código sujo e de pouca qualidade pode funcionar (e funciona), no entanto, sustentar isso a longo prazo é inviável e trará problemas ao software, pois a dívida técnica que tal abordagem trará ao sistema será cobrada com juros altos, e o pagamento disso será refletido diretamente na produtividade do time de desenvolvimento.

Para Robert Martin, autor dos livros Clean Code e Clean Coder, escrever código de qualidade faz parte do profissionalismo de um desenvolvedor. Melhorar a técnica de desenvolvimento visando uma entrega de valor para o produto é uma forma de deixar o cliente satisfeito, facilitar a evolução do projeto e manter os custos dentro do esperado, fazendo assim um ciclo de desenvolvimento saudável para todas as partes envolvidas.

  Daniel Everling

Professor do curso Técnico em Informática da Fundatec

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s