O papel das visitas técnicas na Educação Profissional

Além dos estágios obrigatórios, que iniciam a partir do segundo módulo do curso, e como forma de complementar o currículo teórico, os alunos do Curso Técnico em Enfermagem realizam visitas técnicas a diversas instituições da área da saúde, como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Mãe de Deus, entre outras instituições da área da saúde.

Sabrina Santos, vice-diretora da Escola Profissional Fundatec, nos fala sobre a importância destas visitas para a formação de nossos alunos:

As visitas realizadas em empresas ou em instituições, com o acompanhamento de um ou mais professores, tem como objetivo proporcionar aos nossos alunos uma visão técnica de sua futura profissão.

Essas visitas possuem um papel fundamental para os alunos, como também para os professores, mostrando sua importância para a formação dos futuros profissionais que precisam do espaço para desenvolver estudos e pesquisas e se atualizar na área especifica do seu curso. Sendo assim, deslocar-se a uma empresa ou instituição, durante a realização do curso, promove a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da ciência e de relacionar com aplicações tecnológicas que o atual mundo do trabalho exige.

Nesse sentido, resume-se a importância da visita técnicas na conciliação das aulas teóricas com a aproximação da prática e do mercado de trabalho, estabelecendo um suporte para a iniciação profissional, através da observação; bem como pela motivação de alunos e professores durante o processo de ensino-aprendizagem.

As visitas acontecem em todos os módulos do curso. A aluna Janaina Almeida da turma TE03 divide conosco como são essas experiências:

Nossa escola possui convênio com o Hospital Mãe de Deus, o que nos possibilita estar sempre em contato com o ambiente hospitalar. Neste semestre já fizemos visitas em quatro setores: CME (Centro de Materiais Esterilizados), o Centro Cirúrgico, a SRA (Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico) e CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Essas visitas nos favorecem na escolha de qual área gostaríamos de seguir, além do conhecimento que nos abre um amplo campo de visão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s