Diz aí, professor Fernando Cruz: Ferramentas que qualificam

TQ - Fernando Cruz.png

A importância de um sistema de gestão de qualidade muitos já sabem, porém é preciso entender também de que forma implementar ferramentas para melhoria de processos, produtos e projetos. Estamos falando das técnicas que contribuem significativamente para solucionar a maioria dos problemas nas organizações e, nesse sentido, há dois caminhos: as técnicas básicas, como folha de verificação, estratificação, gráfico de pareto, diagrama de causa e efeito, histograma, diagrama de dispersão e gráfico de controle quando utilizadas de forma sistemática, ou seja, dentro de uma metodologia apropriada, e as complexas, que buscam soluções de dificuldades mais profundas, tais como fluxograma, mapa do processo, matriz de causa e efeito, FMEA, entre outras juntamente com ferramentas estatísticas utilizadas de forma encadeada dentro de uma metodologia mais robusta.

Para não gastarmos tempo e dinheiro à toa, o ideal é que toda empresa tenha um planejamento de seus processos e que identifique os possíveis erros durante o trajeto. E aí que entra a importância das ferramentas certas. Devemos ter em mente que o sucesso das organizações está diretamente relacionado à excelência de seus processos, ou seja, à inexistência de problemas e, assim como qualquer situação, saber que eles apresentam complexidades diferentes. Problemas simples podem ser solucionados até mesmo de forma intuitiva, mas quando a sua complexidade aumenta é necessário utilizar ferramentas, muitas vezes de forma sistemática, para auxiliar na sua solução.

Competitividade, legislações, situações políticas e socioeconômicas. Esses são alguns dos fatores que influenciam o mercado. Para as organizações não só sobreviverem, mas também prosperarem, nesse ambiente desafiador é fundamental buscar inovações e excelências em seus processos, por isso a relevância em utilizar ferramentas que qualificam. Só implantando técnicas e sistemas da qualidade de forma estratégica será possível o desenvolvimento das empresas e a fidelização dos clientes. 

Fernando Cruz
Professor do Curso Técnico em Qualidade da Fundatec

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s