Confira o emocionante relato da aluna Larissa Soares, líder da TE05, sobre a ação de voluntariado realizado pela turma na Spaan. Estamos todos muito orgulhosos do engajamento da turma na ação.

A turma TE05 sempre se mostrou muito interessada em relação a ações voluntárias, e eu por ser voluntária desde os 12 anos trouxe algumas ideias para eles. Depois de muitas conversas, chegamos a Spaan, um lugar pelo qual tenho um carinho enorme e sempre frequentei. A nossa proposta inicial era fazer um bingo com os idosos que quisessem, mas no fim, acabamos fazendo muito mais. Após algumas conversas com a assistente social do asilo, descobri que eles estavam precisando bastante de leite e café, foi então que toda turma se mobilizou e doou até mesmo o que não era preciso, inclusive algumas colegas que não puderam ir no dia fizeram questão de doar brindes para o bingo e mantimentos, além de roupas, o que foi bastante significativo. Depois de todo empenho com as doações, algumas colegas propuseram de fazermos um salão de beleza para as idosas, assim teríamos mais um tempinho com elas, algo que a assistente social achou fantástico. Levamos maquiagem, esmaltes, rabicós, chapinha, secador, todos os utensílios para as idosas saírem lindas do nosso “salão”.

Quando chegamos lá, fomos muito bem recebidos por algumas idosas que estavam em horário de lanche, a “Dona Eva”, como pediu pra ser chamada, é residente da Spaan há 15 anos e nos guiou pelos quartos, mostrando o asilo com muita hospitalidade, e nos apresentando aos outros moradores, que também nos receberam com muito carinho, foram muitas trocas de abraços, palavras bonitas, histórias, perguntas, momentos que com toda certeza ficarão gravados em nossa memória, pois além de ser a primeira ação, foi muito carinho recebido.

Todos nós já tivemos de uma maneira ou de outra, experiências difíceis na vida. Isto faz parte da nossa viagem pela terra, e embora muitas vezes pensamos que “ as coisas podiam ter acontecido de outro modo”, o fato é que não podemos mudar nosso passado. Por outro lado, quem decide o nosso presente somos nós, e nosso futuro será apenas uma consequência de tudo que plantarmos. A nossa experiência na Spaan foi fantástica, ouvimos histórias lindas, e outras nem tanto, mas o mais emocionante de toda a ação foi ver o sorriso no rosto deles, a alegria de estarem jogando, de terem alguém que os escutasse, as boquinhas pintadas de batom. Não tem preço causar felicidade a alguém, mostrar que independente do que aconteceu, hoje é dia de sorrir, dia de aproveitar mais um dia.

Tudo que aprendemos neste primeiro módulo de curso, sobre humanização e empatia, foi realmente absorvido, tive muito orgulho dos meus colegas, foram todos muito prestativos, cautelosos e afetivos. Nós entramos em um consenso, e partir do próximo módulo, uma vez a cada dois meses, vamos lá, receber o carinho, ouvir as histórias, dar boas risadas, ter boas conversas e distribuir toda felicidade possível, porque a Spaan nos acolheu de um jeito especial, que não é descritível.

Anúncios